Objetivo:
·
Resgatar
a concepção do que é o folclore.
Objetivos Específicos:
·
Adquirir
a noção de folclore;
·
Compreender
valores culturais, respeitando as diversidades;
·
Resgatar
a importância do folclore;
·
Desenvolver
e estimular a coordenação visiomotora;
·
Conhecer
musica e brincadeiras folclóricas;
·
Socializar;
·
Estimular
o ritmo, a audição e a expressão corporal;
·
Desenvolver
a linguagem oral e escrita, desenho e interpretação;
·
Desenvolver
a criatividade, memória e a sonoridade;
·
Provocar
mudanças e atitudes de valores em relação ao outro a si mesmo;
·
Brincar,
resgatando as brincadeiras folclóricas;
·
Cantar,
dramatizar e dançar musicas folclóricas;
·
Confeccionar
brinquedos e instrumentos musicais;
·
Estabelecer
algumas noções matemáticas presente no cotidiano;
·
Conhecer
identificar algumas lendas;
·
Recitar
algumas parlendas, trava-línguas e adivinhas;
·
Brincar
de roda;
·
Ampliar
o vocabulário;
Justificativa:
A
construção de identidade pessoal e coletiva é um processo lento e gradativo da
vida do ser humano que inicia desde o nascimento, através do contato com outras
pessoas. O homem é portador de cultura, só ele cria, transforma e transmite. A
cultura é uma herança que o homem recebe quando nasce, pois as influências do
grupo que faz parte, a forma de vestir, a língua falada acontece desde o
momento em que a criança chega a este mundo.
Mitos
e lendas, costumes, crenças e valores éticos, definindo seu patrimônio
cultural, ou seja, cultura são aptidões, costumes, valores e hábitos adquiridos
pelo ser humano, como membro de uma sociedade.
O
estudo do folclore é um fundamento de modo a caracterizar a formação cultural
de um povo e seu passado, além de detectar a cultura vigente, pois o fato folclórico
é influenciado por sua época.
Sendo assim,
nota-se a importância do estudo do folclore na educação infantil, no qual se
percebe que as lendas, cantigas de roda e brincadeiras folclóricas estão sendo
esquecidas, onde o mundo globalizado está aos poucos tirando das crianças os
direitos de serem crianças. Cabe à escola fazer um resgate da cultura
Brasileira através de brincadeiras e brinquedos, trazendo os pais, alunos e
toda comunidade escolar.
Referencial Teórico:
Folclore é um gênero de
cultura de origem popular construídos pelos costumes, lendas, tradições e
festas populares transmitidas por imitações e via oral de geração para a
geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições. Que
se transmitem através de lendas, contos, provérbios, parlendas e canções. O termo
folclore (folklore) aparece pela primeira vez por Ambrose Merton, em uma carta
endereçada a revista The Athenaeum, de Londres, onde os vocabulários da língua inglesa
folk e lore (povo e saber), foram unidos, passando ater significado de saber tradicional de um
povo. Esse termo passou a ser utilizado então para de referir as tradições,
costumes e superstições das classes populares. Posteriormente, o termo passar a
designar toda a cultura nascida principalmente nessas classes, dando ao
folclore o status das histórias não escrita de um povo.
A medida que a ciência e a tecnologia se
desenvolveram, todas essas tradições passaram a ser consideradas frutos da
ignorância popular. Entretanto, o estudo do folclore é fundamental de modo a
caracterizar a formação cultural de um povo e seu passado, além de detectar a
cultura popular vigente, pois o fato folclórico é fluênciado por sua época.
No
século XlX, a pesquisa folclóricas se espalha por toda a Europa, com a
conscientização de que a cultura popular poderia desaparecer devido ao modo de
vida urbana. O folclore passa então a ser usado como principal elemento nas
obras artísticas, despertando o sentimento nacionalista dos povos.
Para de determinar se um acontecimento é folclórico, ele deve
apresentar as seguintes características:
- Tradicionalidade: vem se transmitindo de geração para geração.
- Oralidade: é transmitido pela palavra falada.
- Anonimato: Não tem autoria, nem conhecimento de causa.
- · Funcionalidades: Existe uma razão para o fato acontecer.
- Aceitação coletiva: Há uma identificação e aceitação de todos com o fato.
- Vulgaridade: Acontece nas classes populares e não há apropriação pelas elites.
As características de
Tradicionalidade, oralidade anonimato podem não ser encontrados em todos os
fatos folclóricos como no caso da literatura de cordel, no Brasil, onde o autor
é identificado e a transmissão não é feita oralmente. As manifestações folclóricas são: as
musicas, danças, costumes, artesanatos, crendices, superstições, festas, jogos,
lendas, religiosidade, brincadeiras infantis, brinquedos, provérbios, mitos
adivinhas, e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o
povo. O
folclore como expressão do povo faz parte de sua riqueza cultural e, portanto
está inserido no patrimônio cultural, tendo assim a proteção jurídica.
Metodologias:
O Projeto será desenvolvido a partir de atividades:
Leituras e contação de historias,
pesquisas, dinâmicas, brincadeiras, leituras informativas, de fabulas, lendas,
contos, parlendas, advinhas e entrevistas. Jogos diversos, quebra-cabeça, calendário,
atividades de matemática, sequencia de figuras, desenho espontâneo e dirigido, pintura,
recorte, colagem, observação, caça palavras, produção de textos, dobraduras, máscaras,
poesias, liga pontos, listagem, dramatização, escrita espontânea, confecção de painéis,
confecção de brinquedos, tangram e vídeos. Utilizar a linguagem oral e corporal
e trabalhar a percepção de corpo, o equilíbrio e os movimentos da coordenação motora
a partir de observação e nas mais diversas situações (identificação do nome,
musicas, danças, poemas, dramatizações, brincadeiras, jogos simbólicos, faz de
conta) brincadeiras diversificadas com bola, corda, amarelinha, lenço atrás,
pião e mímicas.
- Apresentar e distinguir diversos tipos de ritmos e sons produzidos no próprio ambiente.
- Confecção de painéis.
- Observação de paisagem.
- Noções de quantidade, através de brincadeiras e jogos, representações mentais deslocamento no espaço e no tempo.
- Ouvir e apreciar musica dos diversos gêneros.
- Trabalhar as cores nas diversas situações em todas as disciplinas.
- Pintura de desenhos espontâneos e dirigidos com os personagens das lendas.
- Assistir vídeos.
- Desenhos espontâneos com leitura.
- Registro pelo professor de pequenos textos na presença dos alunos.
- Registro das lendas lidas e contadas através de desenhos, modelagem, recorte, colagem.
- Apresentar adição e subtração oral em problemas vivenciados utilizando material concreto.
- Estabelecer comparação de grandeza, formas geométricas, construção de numero, quantidade, utilizando material concreto.
- Confecção e manipulação de massa de modelar.
- Exposição e apreciação pelos alunos de todos os trabalhos desenvolvidos.
Para desenvolver as atividades serão necessário os seguintes materiais:
Cartolina, papel cartão, papel manilha, papel camurça, papel laminado,
papel crepom, papel sulfite, cola gliter, cola quente, tesoura, régua, fita
adesiva, revistas, livros variados, pinceis lápis de cor, giz de cera, revistas,
livros didáticos, lastec, CDs, DVDs,
Garrafa pet, cabo de vassoura, tampa de garrafa, botões, caixas, corda,
barbante, recipientes plásticos de formas e tamanhos variados.
Cronograma:
Mês de
Agosto.
Produto Final:
Que as
crianças consigam compreender melhor o conceito do que é folclore.
Para
demonstrarem o que aprenderam será organizada uma apresentação feita pelas
crianças para os pais, de todo trabalho desenvolvido e aprendido com o projeto.
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